segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O uso do principio de uma Impressora 3D

Muito tem se falado de Impressoras 3D, mas quase nunca se vê onde o principio delas, de sobreposição de material material injetável, gera de inspiraçao. Recentemente eu li um artigo sobre uma maquina que os inventores se basearam nestes modelos, o nome dessa maquina é FarmBot. Sua aplicação se dá na área da agricultura áreas de espaço restringido.


A FarmBot utiliza um software para automatizar a agricultura com um aumento extraordinário de precisão, isso decorre do modo de funcionamento dela. O principio é simples, onde normalmente ficaria o HotEnd de um Impressora 3D vai uma especie de extrusor, que em vez de injetar filamentos pra impressão ela injeta sementes, aplica a quantidade ideal de água, aduba, entre outras coisa que eu falarei mais a frente.
Ela pode possibilitar a aplicação de alguns tipos de sementes no mesmo espaço, de forma que o programa que a controla estima qual o melhor espaçamento entre cada semente e assim aplicando cada uma em seu devido lugar.
O mesmo programa calcula a quantidade ideal de água a ser aplicado em cada região através de sensores.
Outas funções que a FarmBot apresenta a de airar o solo e a de realizar pulverizações.

Na imagem os criadores e um prototipo da FramBot

As possibilidades de aplicação, melhorias e modificações que podem vir são infinitas. Isso só é possível graças aos idealizadores desse projeto registrarem tudo como opem source. É como o criador disse: "The vision of this project is to create an open and accessible technology aiding everyone to grow food and to grow food for everyone. The mission is to grow a community that produces free and open-source hardware plans, software, data, and documentation enabling everyone to build and operate a farming machine." (A visão deste projeto é criar uma tecnologia aberta e acessível a todos ajudar a produzir alimentos e para produzir alimentos para todos. A missão é fazer crescer uma comunidade que produz planos de livre e open-source de hardware, software, dados e documentação que permitam a todos para construir e operar uma maquina de agricultura.). Com isso ela poderá ser usada tanto dentro de casa quanto em grandes fazendas, já que o projeto permite alterações.


Esse vídeo do TED é do criador falando sobre a FramBot, infelizmente não consegui achar legendado.

Não se esqueçam quinta tem post novo essa semana falarei sobre outro modelo de impressora 3D.
Comentem o que estão achando do blog, o que acharam do post, sobre o que vocês querem ver aqui, sugestões de temas para os posts e não se esqueçam divulgarem o blog, até quinta e... Partiu!

Fonte: 3ders; Canal TED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário