segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Uma delicia de impressão

Não é de hoje que se fala da possibilidade de impressão de comida, mas os avanços mais significativos se deu nos últimos tempos. Com a NASA (National Aeronautics and Space Administration) que atualmente pesquisa sobre a impressão de comida para futuramente ser utilizada nas missões espacias de longa duração, pode se dizer que esse tipo de tecnologia é inspirada na serie de ficção cientifica "Star Trek", que muitas dos equipamentos eletrônicos que vemos atualmente no nosso cotidiano já havia sido visto anteriormente na serie, como o Google Glass e os Tablets. Infelizmente assa tecnologia de imprimir qualquer tipo de comida ainda esta um pouco distante d nossa realidade. Porem já existem impressoras 3D capazes de imprimir com chocolate.

Vídeo da serie que demonstra a "criação" de comida no espaço

Em 2012 surgiu a primeira impressora capaz de imprimir utilizando chocolate, ela foi desenvolvida pela empresa britânica Choc Edge, cujas impressora eram originalmente vendidas ao valor de £:2.488,00 ,aproximadamente 7,5 mil reais, na época, atualmente existem dois modelos dessa empresa o modelo original custando £:2888,00 ,aproximadamente 10 mil reais, e o segunda versão custando £:3888,00, aproximadamente 15,6 mil reais. Essa empresa foi a pioneira nesse ramo.
 1ª Versão                                              2ª Versão


Recentemente no site da Open Electronics, foi publicado um projeto open source que permite a impressoras como as RepRaps sofrerem uma pequena modificação, que permite transformar essas impressoras em impressoras 3D de chocolate. Funciona com o mesmo  principio básico de uma impressora de sobreposição de material injetável, onde um determinado material é expelido por um bico extrusor aquecido a temperatura de fusão do material que é depositado camada a camada.
O maior desfio para esse tipo de impressão, é o de manter em uma temperatura constante o bico extrusor para que o chocolate atinja a temperatura suficiente para fusão que permita a rápida solidificação. As peças para adaptação estão sendo vendidas na loja Open Electronics por 176 euros, aproximadamente 572 reais.

Por hoje é só, quinta tem post novo, e segunda tem mais "Universo da Impressão 3D". Não se esqueçam de divulgar e comentem. Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário